Sobre o Programa
Objetivos do Cursos e Perfil do Profissional a ser Formado
O Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSis-UFC) foi criado em 2018 com os cursos de Mestrado e Doutorado, e foi organizado para atender à demanda crescente da área de Biodiversidade da CAPES, em uma área reconhecidamente carente de conhecimento na temática. Esta área foi reestruturada ao final de 2011 para incluir os cursos de outras duas grandes áreas afins: Ecologia e Meio Ambiente e Ciências Biológicas I, que abrangia os cursos das áreas de Botânica, Oceanografia Biológica e Zoologia.
De acordo com o documento de área da CAPES (v. 2017) existem cerca de 124 Programas de Pós-graduação na área Biodiversidade: 78 com Mestrado e Doutorado, 40 Mestrados, 01 Doutorado e 05 Mestrados Profissionais. Na região Nordeste existem alguns cursos voltados à formação de zoólogos e botânicos, no entanto, existe uma lacuna de cursos de especialização stricto sensu nessa região do que diz a programas que abordam de forma conjunta a descrição (Taxonomia, Sistemática e Evolução) e o uso (Bioprospecção e Conservação) da Biodiversidade, dois dos três pilares de sustentação da área grande área Biodiversidade da CAPES. De acordo com essa realidade é que nos últimos anos o Departamento de Biologia/UFC, com aposentadorias de alguns docentes e algumas novas vagas, recebeu novos professores para reforçar a pesquisa na descrição, o uso e a conservação da Biodiversidade, viu-se a necessidade de elaboração da proposta de criação do PPGSis.
A infraestrutura dos laboratórios de pesquisa do Departamento de Biologia, da Central Analítica, do Labomar e da Embrapa Agroindústria Tropical fortalecem a produção de trabalhos nessa área, assim como, a formação de recursos humanos altamente qualificados em descrever e utilizar de forma sustentável os recursos bióticos.
A criação desse programa de pós-graduação voltado às demandas em taxonomia e sistemática são ausentes no estado, embora os Programas existentes necessitem deste apoio taxonômico. Cursos afins nas áreas de Ciências Biológicas que envolvam a prospecção de recursos naturais também são encontrados no estado, muito embora o foco seja a formação de pessoal qualificado para a caracterização de compostos químicos, com propriedades para patentes de natureza biotecnológica. Dentro deste contexto, o PPGSis apresenta-se com o objetivo de habilitar profissionais de nível superior para atender a demanda de pessoal especializado em Taxonomia, Sistemática e Uso Sustentável da Biodiversidade nos setores de pesquisa, docência, assessoria, supervisão e planejamento.
Objetivo Geral
O PPGSis tem sede no Departamento de Biologia, vinculado ao Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará e tem por objetivo habilitar profissionais de nível superior das mais diversas áreas das Ciências Biológicas visando atender a demanda de profissionais especializados em Taxonomia, Sistemática e Uso Sustentável da Biodiversidade nos setores de pesquisa, docência, assessoria, supervisão e planejamento.
Objetivos específicos:
a) Congregar saberes multidisciplinares em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade pertinentes a áreas como: Taxonomia, Morfologia, Sistemática, Biogeografia, Sistemas Reprodutivos, Genética e Etnobiologia Animal, Vegetal e Microbiológica.
b) Despertar o olhar crítico e ético do pesquisador e profissional para o rigor exigido pela produção intelectual e para o papel social que o mesmo deverá desempenhar;
c) Capacitar o corpo discente, permitindo que o mesmo atue, de forma multi e interdisciplinar, na pesquisa, docência e atuação especializada em seu respectivo domínio de saber.
Perfil do egresso
O PPGSis forma um profissional multidisciplinar de excelência, preparado para atuar nas mais diversificadas vertentes das áreas da Botânica, Zoologia e Microbiologia. Este profissional é habilitado a descrever a biodiversidade, utilizando de técnicas tradicionais já consolidadas e novas tecnologias inerentes ao estudo dos organismos vivos.
Utilizando das mais diversificadas abordagens, é capaz de explorar os recursos bióticos e propor a utilização dos mesmos de forma consciente que não agrida ao meio ambiente, bem como propor/auxiliar em medidas de conservação para manutenção da biodiversidade de animais, plantas e microrganismos em diferentes escalas.
Este profissional é capacitado a especificar, desenvolver, produzir e gerenciar com análise crítica a produção de conhecimento e tecnologia, relacionando o estado da arte em sua área de pesquisa, com os desafios apresentados pelas demandas sociais e econômicas de sua região.
O conteúdo disciplinar das linhas de pesquisa ofertadas pelo programa forma também um profissional capacitado a atuar no ensino de nível superior, alcançando diferentes propostas pedagógicas. Sobretudo, o egresso do PPGSis é um pesquisador multirreferencial, capaz de integrar as mais diversas áreas do conhecimento e produzir com criatividade soluções inovadoras para o desenvolvimento econômico e científico do país.