Linhas de Pesquisa
TAXONOMIA, SISTEMÁTICA E EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Essa linha de pesquisa concentra-se em projetos integrados na descrição, identificação e classificação da diversidade biológica. A partir disso, há a possibilidade de entendimento acerca da história evolutiva dos organismos vivos. Um dos diferenciais dessa linha de pesquisa, é foco na descrição da biodiversidade animal, vegetal e microbiana, sobretudo concentrando seus estudos na porção setentrional do Nordeste Brasileiro, historicamente carente de informações biológicas. Estudos envolvendo sistemática e evolução de diferentes grupos taxonômicos, por meio de estudos filogenéticos e trabalhos revisionais envolverão dados de naturezas diversas, sobretudo informações morfológicas, anatômicas, macromoleculares, citogenéticas e de interações buscando reconstruir a história evolutiva dos táxons em questão. Esta linha de pesquisa estrutura-se em três projetos pesquisa:
– Estudos taxonômicos, sistemáticos e evolutivos em plantas: Este projeto envolve estudos de natureza descritiva, nomenclatural, hierárquica e organizacional da biodiversidade florística regional. Estuda a vegetação e a flora dos diferentes tipos vegetacionais do Nordeste, avaliando a biodiversidade alfa, beta e gama, buscando fornecer subsídios (morfoanatômicos, macromoleculares, citológicos, reprodutivos) para o entendimento de processos histórico-evolutivos de diferentes táxons vegetais.
– Estudos taxonômicos, sistemáticos e evolutivos em animais: Esta linha envolve estudos de taxonomia, sistemática e evolução de diferentes grupos animais, por meio de estudos descritivos, revisionais e filogenéticos que contemplam diversas abordagens (morfoanatômicas, macromoleculares, citológicas, etc.) buscando reconstruir a história evolutiva dos táxons em questão.
– Metagenômica taxonômica e funcional microbiana: Nesta linha de pesquisa, técnicas de biologia molecular são aplicadas ao estudo da diversidade de microorganismos, especialmente os decompositores de petróleo e formadoras de solo, visando identificar linhagens mais eficientes como remediadores ambientais e de interesse econômico.
PROSPECÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE
Esta linha de Pesquisa envolve estudos de prospecção, manejo da biodiversidade e genética de populações. Nela são realizados estudos sobre o levantamento, caracterização e utilização de diversas biomoléculas e compostos oriundos da biodiversidade animal, vegetal e microbiana, bem como a utilização desses na resolução de problemas taxonômicos e ambientais, fornecendo subsídios para iniciativas de conservação da diversidade genética. Esta linha de pesquisa está estruturada abrangendo três projetos de pesquisa:
– Prospecção Compostos Bioativos e sua Aplicação em Estudos Taxonômicos e Sistemáticos: Os estudos envolvem primordialmente análises citológicas/químicas de plantas, animais e microrganismos (quimiodiversidade). São realizados estudos de identificação e caracterização de metabólitos secundários úteis medicinalmente, suas atividades farmacológicas e suas aplicações em estudos taxonômicos e evolutivos.
– Manejo da Biodiversidade: Engloba estudos que envolvem a caracterização e os impactos associados às ações humanas diretas sobre a fauna, flora e microbiota nativa. São abordadas questões associadas à identificação, utilização, domesticação e manejo da biodiversidade por comunidades locais e regionais, de espécies de interesse econômico, social, cultural, político e farmacológico.
– Genética de Populações e Conservação: Avaliação e organização da diversidade genética da fauna, flora e microbiota, com ênfase na expressão de caracteres macro e micromoleculares nos diferentes níveis hierárquicos (espécies, populações e comunidades), com o objetivo de estabelecer ações de manejo e conservação das espécies e ambientes.